SOBRE A SERIE - IMPROVISAÇÃO LIVRE NO CCSP

O projeto Festival de Improvisação reúne músicos brasileiros e estrangeiros. O tipo de música que se pretende promover por meio deste evento é a chamada improvisação livre, difundida principalmente na Europa e que se caracteriza por radicalizar a experiência da improvisação desvinculando-a de estruturas previamente definidas, sejam elas harmônicas ou rítmicas, diferentemente, por exemplo, do que geralmente se faz no jazz, em que a improvisação respeita certos padrões e, portanto, fica restrita ao âmbito melódico.

Não se trata de um gênero específico, mas de uma criação coletiva que pode vir a incorporar elementos de qualquer background musical como a música erudita contemporânea, vertentes da vanguarda do jazz, música folclórica, entre outras, sendo algumas de suas características a sua busca por novos sons, novos caminhos para se fazer sons e novos caminhos para (des)ordenár-los também.

O projeto surgiu como decorrência do Festival de Música Experimental, realizado em parceria com o Centro Cultural da Juventude, em 2009, como parte de outro projeto (Outubro Independente), e que contou com a participação de figuras como o cantor inglês Phil Minton, o contrabaixista e violoncelista brasileiro residente em Londres Márcio Mattos, entre outros.

A resposta do público mostrou que há um interesse crescente e diverso nesse tipo de música. O festival, enfim, visa a corresponder a essa demanda, agregando no CCSP improvisadores e interessados em geral, por meio de apresentações com músicos que têm larga experiência em festivais internacionais.

Parte dos espetáculos deste projeto estão inseridos na programação regular de música do CCSP; outra parte deles acontece em dias, salas e horários alternativos, aproveitando as múltiplas possibilidades deste espaço.

Para saber da programação anual do Festival de Improvisação clique aqui.